Conhecida por Psylium, a Plantago Ovata tem propriedades medicinais para tratamentos em caso de prisão de ventre, colesterol alto e diversos problemas de saúde. Também é usada para ajudar no processo de emagrecimento, para aliviar o excesso de gases e para eliminar o excesso de ácido úrico.
Seu chá também serve para o tratamento de diabete tipo 2 e problemas cardíacos. Ela tem ações antidiabética, sudorífica, estimulante e laxante. Doenças que se estendem a flora intestinal, como a síndrome do intestino irritável, diverticulose e prisão de ventre também podem ser tratadas com o chá da ervaa, pois ela regula a evacuação. Exatamente por este motivo, tambem é recomendada a pacientes portadores de ânus artifcial, no caso de terem passado por uma colostomia.
Leia também: Marapuama: a erva que combate vermes, celulites e melhora o funcionamento do intestino
Usa-se as sementes da Plantago Ovata para a peparação do chá. Com três gramas de semente e 100 ml de água, você consegue a receita. Confira:
Ferva três gramas das sementes com 100 ml de água em uma panela por cerca de cico minutos. Desligue o fogo e aguarde até esfriar. Depois, é só coar e beber. O chá pode ser consumido até três vezes ao dia.
Atenção: pode ocorrer o efeito colateral do chá em forma de aumento dos níveis de sódio no sangue. É importante lembrar que a erva também não pode ser ingerida por mulheres gestantes, lactantes e por crianças com até doze anos.