Nem todo toque agradável pode ser considerado uma massagem. Hoje falaremos da massagem terapêutica e os bens que ela traz à saúde física e mental. A massagem é dividida em algumas categorias de acordo com a técnica usada em casa uma. São procedimentos indicados para complementar um tratamento de cancro, elevar a flexibilidade do corpo, melhorar o tônus muscular, ativar a circulação sanguínea e mais alguns outros tipos que devem ser indicados e realizados por um profissional de saúde.
Este tratamento alternativo pode atender diversas situações e problemas de saúde. Quando se sente fortes dores musculares ou articulares, o ideal é consultar um massoterapeuta. Uma massagem adequada e direcionada para o problema em questão, pode ser eficaz no tratamento de disfunções ou restrições musculares.
A massagem terapêutica pode ser recebida por públicos de qualquer idade, apenas um cuidado especial e seguido de orientação médica quando aplicada em gestantes. Não é aconselhável para pacientes com fraturas ósseas, infecções, ou osteoporose. Pessoas que sofrem de hipertensão arterial podem receber a massagem, com uma técnica mais delicada, evitando alterações na pressão sanguínea.
Leia também: Reflexologia: o poder da cura emocional, relaxamento e prevenção de doenças
Veja agora todos os benefícios que a massagem terapêutica é capaz de proporcionar:
- Estímulo da circulação sanguínea;
- Eliminação das toxinas do corpo;
- Alívio e combate ao ao estresse;
- Diminuição da ansiedade;
- Combate e alívio de sintomas da depressão;
- Redução das dores musculares
- Sensação de bem-estar.
Todos esses benefícios são devidos ao aumento de dopamina no trânsito sanguíneo.
Nem todos os casos são resolvidos pela massagem terapêutica. Em algumas situações, pode ser que a fisioterapia seja a melhor opções. É conveniente analise junto aos profissionais de cada uma dessas áreas qual é o tratamento mais indicado para a situação em questão..