Chá para neutralizar a retenção de líquidos

Primeiro vamos entender melhor o que é a retenção de liquido

Retenção de líquidos, o que é?

Entre 65 e 70% do nosso corpo é água: dois terços dessa porcentagem estão dentro das células (chamado fluido intracelular) e o resto é externo (líquido extracelular), tanto nos vasos sangue (plasma), ou entre células (fluido intersticial).

Para manter esse equilíbrio, o corpo possui um sistema que regula a filtração e reabsorção de água entre vasos, tecidos e espaços intersticiais. Este sistema baseia-se na pressão osmótica (que tende a conduzir a água mais concentrada, que está no centro, ao menos concentrada) e a pressão hidrostática (gerada pelo sistema cardiovascular). No entanto, às vezes esse sistema falha e a água que se infiltra nos tecidos é acumulada lá: e é isso que chamamos de retenção líquida.

Causas de retenção de líquidos

As causas da retenção de líquidos são múltiplas e podem variar de uma pessoa para outra. Mas as principais causas são:

  • calor , que dilata os vasos sanguíneos e deixa-os mais porosos, o que favorece a saída da água dos vasos e evita que os tecidos a absorvam.
  • imobilidade prolongada , assente ou em pé.
  • Um alimento rico em sal e / ou pobre em proteínas.
  • Um desequilíbrio hormonal , durante a gravidez, os dias antes da menstruação ou menopausa.
  • Certos medicamentos , particularmente corticosteroides, anti-hipertensivos, tratamentos neurolépticos e tratamentos hormonais.
  • Certas doenças : insuficiência venosa, renal ou cardíaca alteram o sistema de regulação do fluido e causam edema mais ou menos grave.

Uma má circulação sanguínea , o que impede a absorção de fluido de processo.

Quais são os sintomas da retenção de líquidos?

A retenção de líquidos é manifestada por inchaço dos tecidos, edema em linguagem médica. Isso afeta, em geral, os pés, tornozelos e pernas: se você ver que uma espécie de saco que pressiona sua tíbia aparece, isso significa que você retém líquidos. Em certos casos, este edema também pode afetar a barriga ou o rosto, especialmente durante o período pré-menstrual, em que as mulheres têm uma barriga inflado e sofrem inchaço abdominal, ou como efeito de certos medicamentos (especialmente corticosteroides), que Eles dão aquele olhar de inchaço.

Outro sintoma característico da retenção de líquidos: um aumento de peso rápido e inexplicável, até 3 quilos em 24 horas, diz o Dr. Ariel Toledano. Não são quilos que se acumulou por ter feito algum excesso de comida, mas de uma evidente flutuação de peso em apenas 24 horas sem ter modificado a alimentação.

Veja a receita deste chá para acabar com a retenção de liquido:

Os ingredientes necessários são:
  • 1 litro de água
  • 4 canelas
  • Conchas de 2 maçãs vermelhas muito bem escovadas e lavadas se não forem orgânicas.
  • 1 pedaço de 4 cm de gengibre.
  • Algumas folhas de manjericão.
Método de produção:

Adicione os ingredientes, exceto o manjericão e quente. Deixe ferver por cerca de cinco a dez minutos. Coloque as folhas de manjericão perto do fogo. Pegue o vaso fora da cozinha e consome.

Espere até amanhecer e consuma o primeiro copo, de preferência com o estômago vazio. As outras copas são ingeridas meia hora antes do almoço e meia hora antes do jantar.

A canela é um bom preventivo que neutraliza a diabetes, o que aumenta a produção de insulina. A canela também tem a propriedade de alterar a absorção de gordura.
Gengibre, um grande acelerador do metabolismo e um grande redutor de colesterol. Finalmente, manjericão, ótimo para o coração e otimizar a circulação. O chá é muito simples de fazer.

Saiba os benefícios de cada ingrediente:

A casca de maçã vermelha.

A pele da maçã, chamada ácido ursólico, pode diminuir ou controlar o peso corporal, aumentando a massa muscular e promovendo a queima de calorias e também pode atuar favoravelmente no fígado gordo e no prediabetes. Em estudos elaborados, o consumo de ácido ursólico levou à queima de calorias, ao desenvolvimento de maior massa muscular e maior resistência, bem como à regulação dos níveis de açúcar no sangue.

VEJA TAMBÉM   Apenas necessário abacate, cenoura e uma cápsula de vitamina E; A mágica aconteceu 20 minutos depois.
Canela

A canela nos favorece para aumentar o metabolismo e reduzir a ansiedade de ingerir açúcares. Além disso, a canela é um regulador dos níveis de glicose no sangue e também nos favorece para eliminar o excesso de fluidos e gorduras em nosso corpo. Vamos consumi-lo combinado com água quente entre as refeições.

Escalando as defesas: esta mistura é alta em calorias e também atua como um antibiótico natural. Ou seja, isso nos favorece para eliminar o resfriado do corpo e prevenir doenças causadas por vírus e bactérias.

Gengibre

O consumo de gengibre favorece a absorção de nutrientes dos alimentos. Desta forma, encoraja os elementos fundamentais a chegar onde deveriam.

Caso contrário, se você tiver uma deficiência de apetite, um pouco de gengibre fresco antes do almoço pode favorecer você com honras.

Este tubérculo também tem imensidades de propriedades antidiabéticas e foi confirmado em um estudo realizado em 2015, no qual algumas pessoas com diabetes tipo 2 ingeriram 2 gramas de gengibre em pó por dia e seu nível de açúcar no sangue reduzido em 12%.

Veja também:

Se você tem problemas para dormir veja a receita deste chá

Compartilhe: